• 15 OUT 19
    A cada 100 pessoas 1 é portadora de autismo. Saiba como lidar

    A cada 100 pessoas 1 é portadora de autismo. Saiba como lidar

    Os sintomas do Autismo começam a se instalar nos 3 primeiros anos de vida, mas em alguns casos, já podem ser percebidos logo nos primeiros meses.  A convivência de crianças autistas com as demais costuma ser delicada, em função das suas dificuldades de interação.   O tratamento do Autismo deve ser multidisciplinar, com médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos. O objetivo é incentivar o indivíduo a realizar, sozinho, tarefas como se vestir, escovar os dentes e comer. 

    • 01 OUT 19
    Os perigos da automedicação

    Os perigos da automedicação

    A automedicação ocorre quando há o uso de medicamentos por conta própria para algum problema de saúde não diagnosticado ou por indicação de pessoas não habilitadas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), intoxicações e reações alérgicas estão entre os problemas relacionados ao uso de medicamentos sem orientação.  Além disso, o uso de remédios sem receita médica pode levar à intoxicação do fígado, já que as substâncias podem se acumular nesse órgão, e também prejudicar o funcionamento dos rins. E quando antibióticos são ingeridos por conta própria, os riscos são ainda maiores: caso o paciente tome a dose errada

    • 24 SET 19
    Parece autismo, mas não é. Alguns distúrbios como a hiperlexia ou a Síndrome de Rett podem parecer com o Autismo, mas existem diferenças.

    Parece autismo, mas não é. Alguns distúrbios como a hiperlexia ou a Síndrome de Rett podem parecer com o Autismo, mas existem diferenças.

    Hiperlexia: crianças tendem a perder as características autistas conforme desenvolvem as habilidades de linguagem. Além disso, as alterações na capacidade linguística não se encontram relacionadas com as interações sociais,e não há padrões de comprometimento motores repetitivos e estereotipados característicos do autismo.  Hiperatividade: não há dificuldade de socialização, apenas de concentração e, consequentemente, de aprendizado. Os principais sintomas em crianças são inquietação, movimentação contínua dos pés e mãos, dificuldade para permanecer sentada e fala excessiva.  Síndrome do X frágil: pode ser identificada por exame genético e também pelas características físicas como face mais alongada, testa larga, orelhas grandes e  em abano, articulações flexíveis, pés planos, entre outras .    Depressão: não há estereotipias motoras que são características do  transtorno autista. Síndrome de Rett: se difere do autismo pelo marcado déficit no desenvolvimento, com desaceleração do crescimento craniano, perda de habilidades manuais voluntárias adquiridas anteriormente e o aparecimento de caminhada pouco coordenada ou movimentos do tronco. Há retardo intelectual marcado e, muitas vezes, quadros convulsivos.  Dislexia: não há presença dos padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados características do autismo. 

    • 17 SET 19
    O que é o Alzheimer dentro do cérebro

    O que é o Alzheimer dentro do cérebro

    1 – Tudo bagunçado: Anos de dieta ruim, sedentarismo e pressão alta propiciam uma inflamação no corpo todo. Nisso, a massa cinzenta é bastante lesada.  2 – Juntou sujeira: Um dos fenômenos do Alzheimer é o acúmulo da proteína beta-amiloide. Ela forma placas que destroem as conexões entre os neurônios.   3 – Em evolução: Numa