Atraso do Neurodesenvolvimento. Quais os sinais de alerta?

Conforme as crianças vão crescendo é natural que surjam as comparações e que os pais se preocupem se o seu filho está a ter um desenvolvimento dentro do esperado para a sua idade. 

Questões como “Será que com esta idade o meu filho já não deveria gatinhar?” ou “A filha da minha amiga já fala várias palavras, por que será que o meu filho ainda não fala?” são questões muito frequentes e que preocupam os pais. 

A questão é que cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento e muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente uma particularidade do que é um verdadeiro atraso no desenvolvimento que exija preocupação. 

O termo “atraso do desenvolvimento” é usado quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento expectáveis para a idade, mesmo já levando em consideração as variações individuais. 

O atraso pode ocorrer numa ou mais das seguintes áreas: 

– Atraso do desenvolvimento motor (habilidades motoras como rolar, segurar a cabeça, gatinhar, sentar e andar);
– Motricidade fina (capacidade de segurar coisas, manipular objetos, ….);
– Atraso na aquisição da linguagem (tanto na expressão como na compreensão);
– Comportamento e Habilidades sociais (Autonomia como vestir-se ou comer; relacionamento com os outros, como contato ocular, sorrir em resposta ao outro…). 

A observação dos pais e das pessoas que mais convivem com a criança é a melhor forma de identificar possíveis atrasos.
Caso seja identificado algum problema, intervenções médicas e terapias específicas ajudam a reduzir eventuais prejuízos futuros e a estimular o desenvolvimento adequado. 

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