Por que esquecemos fatos corriqueiros? 

Esquecer um nome, um compromisso ou de pagar um documento. Muitas pessoas se queixam desses esquecimentos e acreditam que estão com “problemas de memória”. 

Nós tendemos a prestar mais atenção nisso quando ficamos mais velhos, associando a doenças do envelhecimento, como a Doença de Alzheimer. Mas episódios de esquecimento acontecem também com as pessoas mais jovens. Nesses casos, o esquecimento geralmente não é causado por um problema de memória, e sim de atenção. 

O sistema de atenção pode ser alterado pelo uso de medicações, disfunções da tireoide, deficiências de vitaminas, situações de estresse e desequilíbrio no sistema emocional, como nos casos de depressão ou apatia, um estado caracterizado pela falta de interesse pelos acontecimentos.

A memória é dividida em três etapas: a primeira é a aquisição, quando temos contato com um objeto, um fato, uma pessoa ou uma emoção. A atenção é fundamental nesse período, pois é o momento de entrada das informações. A segunda é a consolidação, que ocorre para que as informações sejam armazenadas em nosso cérebro. Depois vem a evocação da memória, o momento em que nos recordamos de uma informação retida em nosso cérebro. 

Deixar uma resposta