Neurologista

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela aborda o diagnóstico e o tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autonômico. Além disso, o neurologista cuida dos revestimentos do sistema nervoso, assim como dos seus vasos sanguíneos e de todos os tecidos efetores, como os músculos.

O neurologista, médico que se especializou em neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar:

• Distúrbios do sono
• Neuro-infecções
• Epilepsias
• Doenças vasculares encefálicas
• Neuropatias
• Mielopatias
• Traumatismo crânio-encefálico
• Doenças neurodegenerativas
• Distúrbios dos movimentos
• Síndrome de Guillain-Barré
• Deficiência mental e Malformações congênitas do Sistema Nervoso

Além das três grandes divisões da Neurologia (Neurologia Geral, Neurologia Infantil e Neurocirurgia), a especialidade abrange o estudo dos métodos diagnósticos auxiliares que lhe são mais diretamente relacionados, tais como LCR, Eletrencefalograma, Eletroneuromiografia e Neuroimagem (angiografia, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, SPECT, PET-scan).
O diagnóstico precoce na medicina é primordial. Quanto mais cedo for detectada uma doença, mais adequado e eficaz será o seu tratamento. Em neurologia, essa regra aplica-se com muita relevância
na maioria das patologias.

No caso de doenças degenerativas, em que não existe tratamento curativo, o diagnóstico
precoce é importante para que o doente e a sua família obtenham o apoio
necessário na sua evolução.

No caso de doenças tratáveis, como a epilepsia, as enxaquecas ou a esclerose múltipla, entre outras, o
diagnóstico precoce e correto permitirá um controlo mais adequado e rápido das suas manifestações e uma melhor evolução.