Parece autismo, mas não é. Alguns distúrbios como a hiperlexia ou a Síndrome de Rett podem parecer com o Autismo, mas existem diferenças.
Hiperlexia: crianças tendem a perder as características autistas conforme desenvolvem as habilidades de linguagem. Além disso, as alterações na capacidade linguística não se encontram relacionadas com as interações sociais, e não há padrões de comprometimento motores repetitivos e estereotipados característicos do autismo.
Hiperatividade: não há dificuldade de socialização, apenas de concentração e, consequentemente, de aprendizado. Os principais sintomas em crianças são inquietação, movimentação contínua dos pés e mãos, dificuldade para permanecer sentada e fala excessiva.
Síndrome do X frágil: pode ser identificada por exame genético e também pelas características físicas como face mais alongada, testa larga, orelhas grandes e em abano, articulações flexíveis, pés planos, entre outras.
Depressão: não há estereotipias motoras que são características do transtorno autista.
Síndrome de Rett: se difere do autismo pelo marcado déficit no desenvolvimento, com desaceleração do crescimento craniano, perda de habilidades manuais voluntárias adquiridas anteriormente e o aparecimento de caminhada pouco coordenada ou movimentos do tronco. Há retardo intelectual marcado e, muitas vezes, quadros convulsivos.
Dislexia: não há presença dos padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados características do autismo.
Deixar uma resposta
Olá!
ReplyMeu filho tem 4 anos,o comportamento dele na escola é um é em casa é totalmente diferente, pode ser que ele tenha autismo leve?
Do meu filho também, o comportamento é diferente em casa e na escola . Os profissionais estão cogitando autismo leve pois na escola devido a barulho e relação com grupo de pessoas causa crises no meu filho
ReplyEu tenho um filho de 1,8 meses ele tem muito irritabilidade com tudo tb tem falta de sensibilidade relacionado a dor n fala até agora nd sempre pra dormi tem q fica balançando uma parte do corpo principalmente a cabeça n consegui foca muito mais ao mesmo tempo foca e se desliga de tudo pode chama ele várias vezes ele entende tudo mas n fala quando sai da rotina fica agitado irritado n aceita q todo mundo toque nele e carinhoso só comigo ele sempre deita em qualquer lugar pra olha pro céu sempre gosta de olha pra luzes piscando
ReplyExcelente artigo para defesa da saúde dos autistas
Reply